sábado, 27 de fevereiro de 2010

Amostra:Brasil anos 80 cinema e video



BRASIL ANOS 80: CINEMA E VÍDEO


Patrocínio: Banco do Brasil

Realização: Centro Cultural Banco do Brasil

Curadoria: Francisco Cesar Filho e Rafael Sampaio

Produção: Klaxon Cultura Audiovisual


De 19 de fevereiro a 07 de março
Local: Cinema do CCBB (70 lugares)
Entrada Franca – retirar senha a partir das 10h do dia do evento

Classificação indicativa: de acordo com o filme.



Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo
R. Álvares Penteado, 112, Centro
Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô
11 3113 3651 / 11 3113 3652
www.bb.com.br/cultura
www.twitter.com/ccbb_sp.

Embora seja bastante recente na história do nosso país, a década de 80 parece já esquecida e, sobretudo, desconhecida pelas novas gerações. A década, que foi marcada culturalmente pela chegada do pensamento pós-moderno ao Brasil, ficou conhecida para muitos como a “década perdida”. O que poucos sabem, no entanto, é que a década de 80 deixou uma enorme produção cultural com extrema relevância para a história do audiovisual brasileiro. Agora, uma mostra promete recuperar um pouco da nossa história recente e da produção de jovens que revolucionaram o cinema, o vídeo e a televisão brasileiros. É Brasil Anos 80: Cinema e Vídeo, mostra realizada pelo Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, de 19 de fevereiro a 07 de março de 2010, com curadoria de Francisco Cesar Filho e Rafael Sampaio. A programação vai surpreender os espectadores, com obras contundentes que traçam um panorama inédito da década que em 2010 comemora 30 anos e que pretende identificar algumas características de destaque da produção audiovisual brasileira, como o diálogo que dá título à iniciativa.



Brasil Anos 80: Cinema e Vídeo exibirá aproximadamente 15 longas-metragens, 15 curtas-metragens e 30 vídeos (veja lista ao final), além de publicar pela primeira vez um catálogo dedicado ao registro e revisão das obras selecionadas pela curadoria. Também promoverá dois debates com os curadores e convidados (Marcelo Tas, Marcelo Machado, Walter Silveira, entre outros a confirmar). Será possível ter acesso a verdadeiros "clássicos", a obras premiadas de autores como Fernando Meirelles, Tadeu Jungle, Lucila Meirelles, Jorge Duran, Sérgio Toledo, Roberto Gervitz, Tata Amaral, Beto Brant, Ícaro Martins, Marna Abs, Sandra Kogut, Renato Babieri, Guilherme de Almeida Prado, entre muitos outros renomados artistas que exploraram criativamente o cinema e/ou o vídeo durante a década de 80 no país.



Esta é a primeira vez que uma mostra oferece uma retrospectiva audiovisual que aborde o cinema, o vídeo e a televisão brasileiros da década de 80, tarefa que resulta da trabalhos a reunião obras que se encontram dispersas e muito pouco acessíveis fora dos circuitos acadêmicos, institucionais e museológicos. O espectador poderá conhecer obras das produtoras independentes mais importantes do período (TVDO e Olhar Eletrônica, grandes responsáveis por uma revolução no vídeo e televisão brasileiros) e ao mesmo tempo ter acesso à cinematografia do cinema paulista da década, internacionalmente louvado, embora ainda pouco estudado na história do cinema brasileiro.



Todo este material foi estudado e selecionado pelos curadores Francisco Cesar filho e Rafael Sampaio. Francisco Cesar Filho é diretor da Mostra do Audiovisual Paulista há mais de 20 anos e famoso entusiasta da cultura audiovisual no País. Rafael Sampaio é programador de cinema, produtor de cultura audiovisual, responsável pela organização de mostras como “Chris Marker, bricoleur multimídia” e “Panorama da vídeo-criação no Brasil”, entre muitas outras.

Nenhum comentário: