segunda-feira, 12 de março de 2012

Discografia:Marisa Monte e o album MM de 1989



Ela é multi funções. Cantora, compositora, instrumentista e produtora musical de música pop e samba. E o melhor de tudo... Além de exercer todas essas funções com extrema competência e talento, ela é brasileiríssima !! Marisa de Azevedo Monte, ou para o mundo simplesmente Marisa Monte, nasceu na cidade maravilhosa, o Rio de Janeiro, no dia 01 de julho de 1967.
Quando criança, estudou canto, piano e bateria e, na adolescência participou de um musical dirigido por Miguel Falabella e, aos catorze anos iniciou o estudo de canto lírico. Aos dezenove, mudou-se para Roma, onde durante dez meses estudou bel canto. Depois disso, passou a fazer apresentações em bares e casas noturnas cantando música brasileira. Um desses espetáculos foi assistido pelo produtor musical Nelson Motta, que se tornou diretor do primeiro show no Rio de Janeiro após o retorno de Marisa, em 1987.
O show Veludo Azul teve temporadas no Rio e em São Paulo e despertou o interesse das gravadoras. Marisa Monte já fazia muito sucesso de público e crítica antes de ter o primeiro disco. Na época, Marisa foi convidada pela TV Manchete a gravar seu primeiro especial, que foi lançando em dois formatos, LP e VHS, com o nome MM. Vem deste disco com repertório eclético, seu primeiro grande sucesso, Bem que Se Quis (versão de Nelson Motta para a E Po' Che Fa), que foi executado exaustivamente nas rádios de todo pais e fez parte da trilha sonora da novela O Salvador da Pátria, de 1989. Este álbum vendeu 500 mil cópias, um sucesso para uma artista estreante no Brasil.
Marisa já vendeu mais de 10 milhões de álbuns e ganhou inúmeros prêmios nacionais e internacionais, incluindo três Grammy Latino, sete Video Music Brasil, nove Prêmio Multishow de Música Brasileira, cinco APCA e seis Prêmio TIM de Música. Ela também tem dois álbuns, MM (seu trabalho de estréia, de 1989) e Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão (de 1994) na lista dos 100 melhores discos da música brasileira segundo a conceituada revista Roling Stone, que, ainda, considera Marisa Monte como a maior cantora do Brasil. Sua voz e sua versatilidade a fazem ser admirada por todos aqueles que gostam de musica, independete do estilo. Marisa Monte é, com certeza, uma unanimidade nacional

Faixas do álbum de estréia de Marisa Monte, intitulado MM de 1989
1. Comida (Arnaldo Antunes/Sérgio Britto/Marcelo Frommer)
2. Bem Que Se Quis (E Po' Che Fa') (Pino Daniele/ versão: Nelson Motta)
3. Chocolate (Tim Maia)
4. Ando Meio Desligado (Arnaldo Baptista/Sérgio Dias Baptista/Rita Lee)
5. Preciso Me Encontrar (Candeia)
6. O Xote das Meninas (Zé Dantas/Luiz Gonzaga)
7. Negro Gato (Getúlio Cortes)
8. Lenda das Sereias, Rainha do Mar (Vicente Matos Dinoel/Vicente Mattos/Arlindo Velloso)
9. South American Way (Al Dubin/Jimmy McHugh)
10. I Heard It Through the Grapevine (Barrett Strong/Norman Whitfield)
Somente no CD
11. Bess, You Is My Woman Now (George Gershwin/Ira Gershwin/DuBose Heyward)
12. Speak Low (Ogden Nash/Kurt Weill)

Nenhum comentário: