sábado, 11 de fevereiro de 2012

Relembre Gipsy Kings



Apesar de cantarem em espanhol eles são franceses, das cidades de Arles e Montpellier. A banda GIPSY KINGS se tornou a fusão de duas bandas familiares : A família Reyes (Nicolas, Canut, Paul, Patchai e Andre) e a família Baliardos (Tonino, Paco e Diego). Os garotos de Reyes e Baliardo eram filhos de famílias ciganas espanholas que haviam fugido para a França para escapar da Guerra Civil de Espanha. Eles cresceram em Roaming (que fica no no sul da França), trabalhando nas colheitas e fazendo música.
O pai dos Reyes, José Reyes, cantou ao lado do guitarrista Manitas de Plata (um dos maiores nomes da musica flamenca de todos os tempos) e ajudou muito a popularizar esse ritimo : John Steinbeck, Charlie Chaplin, Pablo Picasso, Miles Davis e Salvador Dali estavam entre os admiradores da dupla. José se separou de Manitas na década de 70 e formou com seus filhos adolescentes a banda Los Reyes . Foi sua morte que levou a banda Los Reyes ao seu encontro fortuito com os Baliardos na peregrinação de St. Marie de la Mer Gitana . Naquela noite quente, eles passaram o som, tocaram musicas juntos, beberam vinho, e uma nova história foi moldada.
Inicialmente, os Reyes e os Baliardos tocavam nas ruas de Cannes, também em casamentos e festas, misturando o flamenco com pop ocidental e ritmos latinos. Quando um admirador americano disse para a banda Los Reyes que seu nome significava "The Kings" em Inglês (Os Reis, em português), perceberam que o grupo nasceu para ser os Gipsy Kings (ou REIS CIGANOS em português). Em 1987, The Kings Gipsy (álbum de estréia da banda apresentou ao mundo a “Rumba Gitana” Ao som do ritmo da América do Sul (a rumba flamenca misturada com guitarras) e com o mega hit 'Bamboleo' os Gipsy Kings obtiveram um enorme sucesso internacional. Desde então, a banda nunca parou de cantar para o mundo. Ainda no primeiro álbum, destacam-se as musicas "Djobi Djoba" e "Un Amor". A música "Volare", no seu segundo álbum Mosaique, é uma versão do hit "Nel Blu Dipinto Di Blu" do italiano Domenico Modugno. Em 1989, Gipsy Kings foi lançado nos Estados Unidos e manteve-se por 40 semanas nos charts, sendo um dos raríssimos álbuns em espanhol a conseguir tal proeza. A sua versão cover de 'Hotel California' é excelente exemplo do chamado "fast classical guitar leads" e do "flamenco strumming". Em 1991 os Gipsy Kings fizeram a guitarra flamenca para a versão de Long Train Running (original dos Doobie Brothers) por Bananarama, usando o pseudônimo "Alma de Noche". Hoje, os integrantes do grupo Gipsy Kings ainda vivem com suas famílias no sul da França. A vida pode ter mudado para nos, mas ainda assim, no fundo, permanecemos ciganos, os orgulhosos descendentes de um povo antigo que seduziu o mundo com música e dança (disse Nicolas Reyes - vocalista principal da banda.

Nenhum comentário: