sábado, 13 de agosto de 2011

Neto de Silvio Santos vira a sensação da temporada teatral no papel de Tim Maia


Silvio Santos tem seis filhas, quatro netas e um neto. Este varão é o paulistano Tiago Abravanel, a sensação da temporada teatral carioca como o protagonista de "Tim Maia - Vale tudo, o musical", em cartaz no Carlos Gomes. Em função de uma possibilidade concreta ou apenas de resquícios de uma sociedade patriarcal, o ator de 23 anos tem ouvido de amigos frases como "você tem que se preparar, Tiago, porque o SBT vai ficar na sua mão".

- Se eu tiver que assumir essa responsabilidade um dia, o.k., vou fazer isso, mas me tira esse peso agora - diz ele, com expressão de pedinte.

A recusa não deriva de qualquer prurido em falar do avô, a quem considera "um gênio, um dos seres mais inteligentes" que conhece. A relação fica explícita na escolha do nome artístico, pois Tiago Donato Abravanel Corte Gomes oferecia outros caminhos. No entanto, nas várias vezes em que é aplaudido durante os 22 números musicais de "Tim Maia", Tiago também está enviando um recado aos parentes:

- A projeção que esse personagem está me dando tem a função de mostrar para a minha família que não sou mais um menino de 15 anos brincando de fazer teatro.

Segundo recorda Cíntia Abravanel, a brincadeira começou aos 4, quando o filho representou "Os saltimbancos" na formatura do pré-escolar. Na mesma época, ela o perdeu de vista enquanto comprava roupas de balé para a filha mais velha. Foi encontrá-lo num canto da loja mesmerizado por um vídeo de Mikhail Baryshnikov.

- Mãe, quem disse que homem não dança? - perguntou.

Cíntia respondeu que homens dançam, é claro, mas os risos que ouvia ao falar que desejava ser bailarino e o peso já inadequado para piruetas o afastaram dos linóleos.

- O meu prazer dançando é tão grande ou maior do que tenho representando e cantando - ressalta ele, que em "Tim Maia", além de executar várias coreografias, esbanja flexibilidade no momento em que faz uma abertura completa de pernas, apesar dos 110 quilos.

Aulas de 'tia' Bibi

Ao assumir a direção do Teatro Imprensa, em São Paulo, Cíntia deixava o filho de 7 anos perambulando pelas coxias. A produção tinha a assinatura de Bibi Ferreira, que pedia ao menino para ficar quieto a seu lado:

- Agora a tia vai dirigir.

Embora seja uma das principais produtoras de teatro infantil do país, Cíntia não queria Tiago cedo nos palcos. Preferia-o entregue aos estudos e ao lazer. Mas aos 15 anos, apaixonado por musicais e demonstrando talento para cantar, não havia mais como segurá-lo. Sua formação começou no projeto "Teen Broadway", e três anos depois, por conta de um problema de saúde do ator Marcos Tomuro, já estava herdando o principal personagem masculino da superprodução "Miss Saigon".

- Foi a primeira vez em que meu pai o viu em cena, e ficou passado: "Ele é bom mesmo" - conta Cíntia.

Silvio - que não viu o neto em papéis menores em outros musicais, como "Hairspray" - foi mais discreto para Tiago: "Dá para o gasto." Quando soube que o neto escolhera a carreira artística, perguntou se ele tinha certeza do que queria, se sabia o que era levar uma vida pública.

- Não sei, mas estou louco para saber - avisou Tiago, espantando à época uma trajetória de executivo. - Vô, fica tranquilo que você nunca vai me ver atrás da mesa de um escritório.

- Meu pai sempre nos deu liberdade. Dizia que era um sacrifício muito grande viver a vida fazendo aquilo de que não se gosta - diz Cíntia.

Os problemas financeiros que o grupo empresarial de Silvio está enfrentando respingam em Tiago e sua mãe. O Teatro Imprensa está fechado e pode vir a ser vendido.

- É como se tivessem fechado a minha casa ou cortado um membro meu. É uma fase difícil da família - lamenta o ator.

Acreditando ter herdado o "espírito empreendedor" do avô, ele sonha criar um Instituto Cíntia Abravanel para preservar e prolongar o trabalho da mãe. Não teria recursos para erguer versões de dois musicais que viu na Broadway: "Shrek" e "O Rei Leão" - seu papel seria o do javali Pumba. Mas aposta que um dia produzirá e estrelará "O corcunda de Notre Dame".

- Eu me identifico com ele, até pela aparência não muito agradável - diz, garantindo em seguida que está brincando. - Minha mãe diz que não tenho gordura, mas excesso de gostosura. Sou gostoso.

Branco para o papel

Tiago, que já teve 130 quilos, não pode perder mais peso agora, pois precisa manter a compleição física de Tim Maia. Tem comido bastante e, para controlar a ansiedade, fumado quase um maço diário de cigarros. Se a voz ficar um pouco rouca, não deixa de combinar com o personagem, cujos sucessos ele cantava já em festas de adolescência. Foi interpretando "Eu amo você" no teste que venceu a resistência do diretor João Fonseca, que o achava muito branco para o papel. Após ser escolhido, pediu para sair da novela "Amor e revolução", do SBT, e começou a se dedicar obsessivamente a Tim.

- Eu insisti com o João porque acredito que os personagens têm dono. Esse era do Tiago - diz a produtora de elenco Ciça Castello.

Se no domingo passado, quando os ingressos estavam a R$ 1, o ator viu o Carlos Gomes se transformar num baile popular, segunda-feira foi o dia para convidados, rendendo-lhe o reconhecimento de experientes colegas de profissão.

- Ele tem uma voz linda e, por causa da pouca idade e do grande talento, empresta ternura a um personagem que viveu situações difíceis. É muito bom ver surgir um ator assim - exalta Diogo Vilela.

- Tiago vai ser a grande surpresa da temporada. É um talento raro. Ele consegue envelhecer, parecer drogado, ser sarcástico, tudo sendo ainda um menino - endossa Ana Lúcia Torre.

Para Marília Pêra, as músicas de Tim e o texto de Nelson Motta - extraído da biografia que o próprio jornalista escreveu - são os destaques do espetáculo, mas ela reserva elogios ao ator:

- Tem um vozeirão, e dá para ver que estuda muito.

Tiago fez teste e sonha viver Tim também no filme que Mauro Lima (de "Meu nome não é Johnny") rodará em 2012. Ele não quer sossego.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2011/08/12/neto-de-silvio-santos-vira-sensacao-da-temporada-teatral-no-papel-de-tim-maia-925121898.asp#ixzz1V2S0Ligv
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Nenhum comentário: