quinta-feira, 17 de junho de 2010

Fausto Fasan relembra:Radio Pirata ao vivo


Na estréia da nossa coluna, no mês passado, falamos sobre o disco Thriller, o álbum mais vendido da historia do pop mundial. Seguindo a mesma linha de raciocínio (grandes faturamentos da industria fonográfica), resolvi falar sobre o disco Rádio Pirata ao Vivo. Esse é o segundo álbum da banda RPM (Revoluções Por Minuto), que foi lançado em 1986. Detentor de uma marca histórica para os padrões nacionais, esta gravação tem a impressionante soma de 2,5 milhões de cópias vendidas. Originado de um show gravado no Pavilhão de Exposições do Complexo do Anhembi, em São Paulo, o show, teve a direção do cantor Ney Matogrosso, o LP em questão traz grandes sucessos, como Revoluções Por Minuto, Rádio Pirata, Olhar 43 e as então inéditas Naja (instrumental baseado nos teclados de Luiz Schiavon) e Alvorada Voraz, além das regravações de London, London (de Caetano Veloso) e de Flores Astrais (do grupo Secos & Molhados, do qual Ney Matogrosso fez parte). Um detalhe curioso e que causou muitas brigas entre mães e filhos e filhas adolescentes, porque na capa, existia uma recomendação que os jovens adoravam, mas não agradava em nada os mais antigos : OUÇA ALTO. Com esse trabalho, a banda escreveu seu nome definitivamente na historia da musica brasileira. Apesar de ter sido posteriormente remasterizado e relançado em CD nos anos 90, o disco foi relançado com nova remasterização no box Revolução: 25 Anos (do ano de 2008), que inclui também as reedições dos discos Revoluções Por Minuto e Os Quatro Coiotes, além de um CD com raridades e canções inéditas e de um DVD com o registro do vídeo Rádio Pirata - O Show, originalmente lançado em VHS em 1987 a partir de um show realizado no Ginásio do Ibirapuera, em Dezembro de 1986

3 comentários:

Tania Graniço disse...

Amei o artigo sobre a banda RPM, fantástico grupo com músicas e interpretações de primeiríssima qualidade. Parabéns Fausto, pelo bom gosto e pelo trabalho. Você é 1000000... É esse o caminho, vá em frente. SUCESSO, SEMPRE!!!

Anônimo disse...

Um Dos Melhores Discos Da Década De 80...Outros Que São Excelentes É O Cabeça Dinossauro dos Titãs, Nós Vamos Invadir Sua Práia do Ultraje a Rigor, E O Vivendo e Não Aprendendo do Ira!

Programa Geração 3D disse...

Obrigado tania e Vicente espero voces no programa de radio de quinta a sabado das 22 as 00 no www.supersucesso.com.br