quinta-feira, 29 de abril de 2010

Parabens Dedé Santana 74 anos de alegria!!!



O nome de Dedé Santana é Manfried Sant´anna. Ele nasceu em Niterói, no Rio de Janeiro, em 29 de abril de 1936. De família cigana, eles amavam circo. Dedé foi criado nos picadeiros. Aos três meses de vida apareceu no circo. Sua mãe era contorcionista e seu tio é o humorista Colé Santana. Seguiu sempre carreira artística. Em 1958, com 22 anos, Dedé se casou com a atriz Ana Rosa, que também veio do circo. Eles se conheceram desde garotos. Em verdade, Ana Rosa se casou com 16 anos. Eles tiveram a filha Maria Leoni. Separaram-se, uniram-se novamente, mas voltaram a se separar e a refazer suas vidas.
Em 1966, na TV Excelsior, Dedé começou a trabalhar com Renato Aragão. Surgiu a dupla: Didi e Dedé. Destacaram-se no humorismo. Foram trabalhar na TV TUPI de São Paulo. Aos poucos, Dedé foi sempre considerado o principal; “escada”, do humorismo brasileiro, isto é, o que preparavam as piadas, para Didi brilhar.
Depois eles se juntaram a Mussum e Zacarias e formavam:”Os Trapalhões” e foram para a Rede Globo de Televisão. Fizeram muito sucesso, quer na TV, como em filmes.
Dedé ficou marcado como o mais sério dos Trapalhões (fato que ele mesmo admite em entrevistas sobre o seu personagem), por ser ele o que agia de maneira mais normal, talvez para que o personagem se diferenciasse um pouco dos seus três amigos exageradamente hilários. Por ser o mais inteligente, Dedé agia como o cérebro do grupo. Sempre tentava corrigir as trapalhadas de seus companheiros e se mostrava o mais impaciente e o mais facilmente aborrecível. Mas não era difícil vê-lo metido em situações bastante cômicas. Sua masculinidade era constantemente questionada e ironizada por Didi.

Um comentário:

Jéssica Alves disse...

Oi Geração!!! Realmente o Dedé é um figuraça que mereçe as homenagens. Adorava quando ele gritava agudo!! Parabéns pelo blog. Tá muito show, sucesso para vcs ricky e fausto!