quinta-feira, 11 de março de 2010

Mario Lucio(ex Placa Luminosa) ao vivo no geração dia 12/03


Mineiro de Poté, já na infância manifestou seu talento musical tocando flautas indígenas, e um pouco mais tarde, ingressa na banda de música da cidade, aprendendo simultaneamente clarinete, trompete, bombardino, trombone e toda a percussão.
Nos anos 60, já em Brasília, toca em bandas de baile e participa de festivais, mas é em São Paulo, já nos anos 70, que aprofunda seus conhecimentos musicais estudando na Fundação das Artes de São Caetano do Sul e onde funda, junto com Luizão, Ari, Riba e Jessé, apoiados pelo empresário Fernando Rocha, o grupo PLACA LUMINOSA; quase imediatamente gravam o 1º.disco, cuja faixa “Velho Demais” vira o tema da novela “Sem Lenço, Sem Documento”e na sequência fecham a década com mais 2 trabalhos fonográficos, “Chuvas e Trovoadas” e “Riacho da Lagoa”.
A década de 80 marca o Placa Luminosa como um grupo de projeção nacional, e a música “Neon”, de autoria de Mário Lúcio, dá nome ao disco do Placa; seguem-se mais 6 discos até o começo dos anos 2000 e shows e trabalhos fonográficos com grandes nomes da nossa música como:
- Raul de Souza: shows e especiais para a televisão;
- Tim Maia: para quem Mário Lúcio confecciona arranjos, mais uma turnê de 6 meses, também com o Placa;
- César Camargo Mariano: Turnê de 8 meses com o show “Todas as Amizades”, e parcerias de arranjos com César;
- Ney Matogrosso: Turnê de 1 ano com o show “Destino de Aventureiro”;
- Zimbo Trio: junto com João Bosco, no programa “Café Concerto”.

Além da projeção conquistada por estes anos, Mário Lúcio e o Placa são agraciados com diversos prêmios e indicações, destacando-se o Prêmio de Melhor Arranjo por Mira Ira (L. Barbosa – V. de Castro) no Festival dos Festivais da Rede Globo em 1985 para Mário, e o Prêmio Sharp de Melhor Grupo do Ano para o Placa Luminosa.

No momento, desligado do Placa Luminosa, vem trabalhando sua carreira solo como músico instrumental e captando recursos para lançar seu CD solo, onde predominam temas de sua autoria.
Ele estara ao vivo no programa Geração nessa sexta feira 12/03/2010 pelo www.supersucesso.com.br

Nenhum comentário: